iDAccess - Nova Geração

"Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” Romanos 12:4-8

O propósito é servir a Deus, com nossos dons profissionais e conhecimento técnico para que possamos ajudar a Igreja de Cristo, a organizar as crianças de forma rápida, segura e simples.

O ideal é ter uma equipe para até 5 funções diferentes, e lógico que de acordo com o crescimento do número de crianças algumas funções precisarão ter mais de 1 pessoa, e há funções que a mesma pessoa pode fazer. 

Todo o trabalho de recepção dura menos de 20 minutos, ou seja, 1200 segundos.
Se forem 100 crianças, significa recepcionar em média 1 criança a cada 12 segundos, então vai haver fila, mas cada um fazendo bem sua função tudo flui bem.

Em geral as pessoas chegam em cima da hora no culto, mas a chegada é um volume de pessoas distribuída, na entrada há sempre os que precisam ser cadastrados e os visitantes.
Já na saída todos estão cadastrados, e a grande maioria vai buscar os filhos ao mesmo tempo, gerando assim um certo tumulto. 

As funções são:

Identificação

É o objetivo principal do sistema, é preciso garantir que a criança só entra e sai após ser identificada pela biometria do responsável.

Cadastramento

Durante a implantação, da muito trabalho, e até pode ser necessário muito mais que 1 pessoa para fazer este trabalho.
Na rotina diária, após todos os membros estarem cadastrado, deve ser feito o gerenciamento dos dados, backup, correção dos dados, atribuição de salas das crianças, geração de relatórios, fotos,  controle de visitantes.
Na saída a pessoa do cadastro pode ajudar no apoio interno.

Apoio interno

Pelo menos 1 professor está na sala, e outro está indo e vindo levando e buscando as crianças.
Assim é necessário que alguém organize esse fluxo, chamado as crianças ou professores, não deixando que haja tumultos.

Apoio externo 

Organizar os irmãos do lado de fora do ministério para que haja ordem, evitando tumulto, identificando e direcionando visitantes e quem não tem cadastro a outra fila quando necessário, direcionar casos especiais, monitorar a passagem auxiliar, evitar o convívio de quem já pegou as criança próximo a fila.

Segurança

Será a pessoa que ficará na recepção durante o culto. Mas para isso esta pessoa precisa também assistir ao mini culto que ocorre antes aos professores. Devemos revezar, cada domingo terá alguém, para não ficar sobrecarregado.

Todas as funções são muito importante, e o ideal é que as pessoas se revezem nestas funções a cada semana, sentindo assim a importância de cada função.

Dados Complementares

É importante lembrar que o controlador de acesso iDAccess, onde trabalho, é um produto comercial genérico para o uso em empresas, projetado para controlar a entrada e a saída de funcionários.

Não existe nenhum produto específico para Igreja, ou controle de crianças, assim o que estamos fazendo é uma adaptação, já que o sistema tem uma API aberta.

Das principais adaptações temos:

O cadastro de usuários é feito com o nome completo da criança, mas é castrada a digital dos pais.

País que tem mais de um filho irão usar dedos diferentes para identificar cada criança.

O campo de "matricula" do sistema esta sendo usado para armazenar a data de nascimento e o nome dos pais.

Os departamentos serão usados para informar as salas em que cada criança pertence.

Fiz um App Android para facilitar o uso sem a necessidade de computador e que implementa as funcionalidades acima. 

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.controlid.idaccess

Todos vão aprender

Também fiz uma breve lista dos conhecimentos que pretendo ensinar aos voluntários da recepção do ministério  Nova Geração a fim de capacitar todos desde a operação básica do sistema biométrico até poder dar suporte, instalar e extender a solução.

Tópicos que serão abordados:

Recepção
Apresentação do projeto
Operando o sistema implantado
Cadastro e identificação
Observando as necessidades
Backup

Infraestrutura
Rede IP
Roteamento
DHCP
Cabeamento e WiFi
Segurança
Configurações

iDAccess
Características do Equipamento
Configurações
Cadastros
Relatórios
Regras de acesso
Servidor Online

Extendendo a Solução
Browser HTML (Tablet/TV)
Node JS
.Net / Java
Apps: Android, IOS, Windows Phone
Projetos Futuros


Que todos nós possamos servir com humildade e alegria

Comentários